sábado, 7 de janeiro de 2012

Surpresa chinesa

Não era a primeira vez que ele estava visitando a China. Aliás, já havia pisado várias vezes naquele diferente país de costumes tão distintos de seu querido Brasil. Seu trabalho tornou a visita ao outro lado do mundo algo rotineiro, mas aquela vez era um pouco diferente, um amigo o havia acompanhado para dividir essa experiência e aqueles não eram dias costumeiros de solidão.
Se divertia com o amigo, que não falava o inglês, quem diria entender algo em chinês. E assim que o avião pousou, deu o primeiro conselho:
- Olha, é um país muito diferente, com uma culinária excêntrica e estranha. Não pergunte muito sobre a comida. Se não sabe o que é, coma. Pode ser que goste e pode ser positivo não ficar sabendo...
Explicou que nas primeiras vezes sentiu dificuldades com a comida, mas atualmente já experimentou muitas coisas, até espetinhos de gafanhoto e baratas, que lá são tratadas e limpas, diferentes das nojentas baratas de esgoto que estamos acostumados a ver.
Uma noite visitaram um lindo restaurante, daqueles mais tradicionais e com aparência de caro. Alguns pratos foram sendo servidos e o amigo foi comendo, lembrando o primeiro conselho recebido quando tocou o solo chinês. Um "enroladinho", que lembrava um charuto árabe, chamou a atenção dele, pelo sabor e boa aparência. Com a fome que estava, o visitante comeu vários.
- Nossa, esse aqui é uma delícia, hein?! O que será que é? - perguntou.
O garçon estava próximo e ele perguntou sobre o prato. Deu risada quando soube e indagou ao amigo:
- Você tem certeza que quer saber?
O outro hesitou, mas resolveu satisfazer sua curiosidade.
- Ele disse que é carne de cachorro, que é muito boa e temperada com capricho...
O amigo sorriu amarelo, mas estava dançando conforme a música. Como diria um conhecido seu: "já está no inferno? Abrace o diabo!". Perguntou no que era enrolado; se em repolho, folha de uva...
Ele perguntou ao garçom, novamente deu risada e repetiu "você tem certeza mesmo que quer saber?".
- O Garçom falou que é enrolado em pele de cachorro curtida, que é uma iguaria aqui, muito fino...
O amigo deu risada, o que poderia fazer? Mas, no fundo, pensou que alguns conselhos são bons de serem seguidos...